Situada na região serrana do Rio de Janeiro, a menos de uma hora da Cidade Maravilhosa, Petrópolis e seus distritos, é um dos destinos turísticos mais generosos do país. Em termos históricos a cidade oferece inúmeras atrações que já justificam a viagem. Cidade que recebia o Imperador e a Côrte, Petrópolis possui a majestade típica das cidades que fizeram história. As mansões dos barões, viscondes e condes, situadas próximas ao Palácio Imperial, hoje majestoso museu, revelam o estilo de vida de uma época romântica e aristocrática. De saraus e trajes sofisticados, de refinamento e poder. Não deixe de visitar além do Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont, o Quitandinha, o Palácio de Cristal e as casas do Barão de Mauá, Princesa Isabel, Rui Barbosa, além do Palácio Rio Negro, residência de verão dos presidentes da República.
Seguindo rumo a Itaipava, pela União Indústria, primeira estrada macadamizada do país, o visitante vai descobrindo outra Petrópolis. Entrando em várias ruas e localidades. Em Correas, logo no início do caminho para Bonfim, recanto de natureza e esportes de aventura, vale a pena visitar a Pousada da Alcobaça, onde além da hospedagem, uma linda propriedade em estilo Normando encanta os visitantes e hóspedes, pelos seus jardins, rio, pequena cachoeira e até horta. Destaque para a proprietária, conhecida por todos como Dona Laura, que recebe com elegância e simplicidade e atende pessoalmente os clientes do seu restaurante, cujas mesas são disputadas, principalmente nos fins de semana. O restaurante da pousada é o primeiro passo de um roteiro gastronômico de uma cidade privilegiada, com restaurantes estrelados do Guia Quatro Rodas. É o caso do Locanda della Mimosa, que ostenta três estrelas na porta, reconhecimento que apenas sete restaurantes do país possuem, sendo o Locanda o único caso de cidade do interior, os demais estão em São Paulo (dois), Rio de Janeiro (três) e Curitiba (um). Na região ainda existem três restaurantes que ostentam uma estrela.
Continuando o caminho de Correas, depois da Alcobaça, vale a pena seguir até o Vale do Bonfim. A estrada é estreita e leva a um mundo de aventuras radicais, cuja sede é o Campo de Aventuras Paraíso-Açu, onde além de confortável pousada, o turista encontra o ponto de partida para praticar esportes radicais como rappel, canyoning, cabo aéreo, trekking, tudo com apoio de instrutores e equipamentos de primeira, em pleno parque Nacional da Serra dos Órgãos. Qualquer pessoa, em condições normais de saúde, irá encontrar uma opção para ser “radical” sem ser irresponsável.
Voltando à estrada União Indústria que liga Petrópolis aos seus distritos chega-se a Itaipava, que impressiona pela variedade do comércio e movimento, especialmente nos fins de semana. Destaque para o Shopping Vilarejo sempre cheio de atrações e oferecendo o melhor comércio da região. Não faltam bons restaurantes, bares e casas noturnas para quem gosta de agito e gente bonita.
Continuando pela União Indústria, caminho que leva a inúmeras atrações da região, o turista começa a encontrar muitas placas de pousadas. Quem anda abusando nos restaurantes ou quer ficar longe das tentações, num ambiente agradável, tem um consolo, sigas as placas e hospede-se no Spa Petit Village, reduto de globais e outros famosos que buscam alimentação saudável e privacidade.
Quem não abre mão de sofisticação deve reservar o Parador Santarém, pousada de raro requinte, em área privilegiada, cujo restaurante recebe visitantes. Aproveite e peça para conhecer os quartos e tenha uma “aula” de decoração. O site da pousada dá uma noção do que você irá encontrar.
Quem viaja com crianças pode passear pelo Brejal, circuito alternativo que vem recebendo cada dia mais visitantes, com propriedades rurais que acolhem os turistas e permitem conhecer um pouco da vida rural. Na BR040, que liga Rio de Janeiro a Belo Horizonte, está uma excelente opção de hospedagem para os praticantes de esportes e quem viaja com criança. É o Hotel Pedra Bonita, no km 69, que oferece quadras de tênis, squash, ginásio coberto, piscinas, inclusive térmica, hípica, charretes, lazer infantil, parquinho, num ambiente cercado pela natureza.
Há muitas razões para você visitar a região de Petrópolis, e cada viagem você irá descobrir um novo motivo. As próprias pousadas já valem uma viagem. Há sempre algo novo para descobrir, eventos acontecendo.
COMO CHEGAR:
Para quem vem de São Paulo uma opção é sair da Dutra em Volta Redonda, na saída do km 265 e pegar a BR 393 chegando até a BR 040, em Três Rios. Depois seguir até o acesso a Itaipava no km 62. De lá pode optar por seguir em direção a Petrópolis pela União Indústria ou a esquerda em direção a Itaipava e Secretário. Para quem vem do Rio de Janeiro basta pegar a Rio-Petrópolis (BR 040) até o km 82, entrando direto em Petrópolis ou seguir até a mesma entrada de Itaipava no km 62. É mais rápido pela BR 040, mas você perde a chance de passar por dentro de Petrópolis.
Mt bom seeu blog!
ResponderExcluirparabééns!
parabens
ResponderExcluiro blog ficou espetacular!!!
oun que lindo ! todo explicadinho , e cheio de informação . :)
ResponderExcluirO jefim!! parabens!!
ResponderExcluirmuito bom seu blog
continue assim
OOOO jecim tá muito bom seu blog, eu gosteei !
ResponderExcluir:DD ficou bacan's !!
o blog ficou mto bom! parabeens :)
ResponderExcluirMuito bom seu blog parabens
ResponderExcluirdaa hora seeu blog ;D
ResponderExcluircheei' d informações legais , parabens .
Aee jefim seu blog fiko muito bomm
ResponderExcluirMuito bom! (:
ResponderExcluirQueeee lindo o blog heim jeff? :D parabéens! tah muuuuito bom hsuahsu
ResponderExcluir